Após nove anos, advogado acusado de entregar droga escondida em sabonete na Papuda é absolvido
26/11/2024
Tribunal de Justiça do Distrito Federal considerou Robson Novais dos Santos inocente. Acusação era de tráfico de maconha. Imagens dos sabonetes que escondiam porções de maconha encontrados com o advogado.
TV Globo/Reprodução
Robson Novais dos Santos é advogado e foi preso em 2015 por tentar entrar no Complexo Penitenciário da Papuda com maconha escondida dentro de sabonetes. Nesta terça-feira (26), nove anos depois, ele foi absolvido do crime de trafico de drogas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O TJDFT julgou que Robson não tinha conhecimento da droga no interior dos sabonetes e entendeu que a cliente que deu a droga para o advogado entregar aos presos era a culpada.
Há nove anos...
O advogado foi fazer um atendimento na Papuda e entregar kits de higiene a presidiários. Robson foi preso em flagrante após serem encontradas quatro porções de maconha escondidas nas barras de sabonete. A droga foi identificada por um scanner durante a revista e Robson preso em flagrante.
Ao ser interrogado, ele disse que uma cliente chamada Rosilene foi quem entregou os kits. Quando a polícia questionou Rosilene, ela confirmou a versão de Robson e também foi presa.
A sentença do TJDFT julgou Robson Novais dos Santos inocente da acusação, por ausência de provas suficientes. Rosilene foi condenada a dois anos, oito meses e 20 dias de reclusão, além de multa.
Dano à reputação
Robson e Rosilene responderam em liberdade. No entanto, o advogado diz que a repercussão do caso afetou sua reputação.
"Fui rechaçado, apontado pela sociedade e pré-julgado desde o dia do fato. Graças a Deus hoje tive a resposta e posso garantir à minha filha de 4 anos e meus amigos, que sempre confiaram em mim, que sou inocente." diz Robson.
LEIA TAMBÉM
CHURRASCO: Brasília recebe evento gratuito para capacitar 2 mil churrasqueiros
ESCOLAS: Ano letivo de 2025 começa em 10 de fevereiro nas escolas públicas do DF
Leia outras notícias da região no g1 DF.