Piracicaba recolhe quatro toneladas de lixo em operação de combate a dengue
26/11/2024
Ação percorreu dois bairros da cidade no último sábado (23) e vai passar em outros dois no próximo (30). Número mortes deste ano é 433% maior que 2023. Prefeitura testa inseticida natural no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue
Prefeitura de Piracicaba/CCS
Piracicaba (SP) retirou, no último sábado (23), quatro toneladas de lixo em ação de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre-amarela urbana. Operação passou pelas regiões de Higienópolis e Bairro Verde.
A ação também acontece no próximo sábado (30) e está programado para passar pelos bairros Jupiá, São Francisco, Bongue, Ondas e Ondinhas.
Mortes por dengue
Em outubro deste ano, a Vigilância Epidemiológica de Piracicaba confirmou o 16º óbito pela doença. Tratava-se de uma mulher que morava na região central da cidade. Número de casos teve alta de 904%.
Até o momento, foram registradas as mortes de sete pessoas do sexo masculino e nove do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 89 anos e moradores da região Central, Leste, Oeste, Norte e Sul.
Campinas confirma mais cinco mortes por dengue; total de casos chega a 120,5 mil
Alta de 433% no número de mortes
Segundo a Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 26 de novembro de 2024 foram registradas 64.180 notificações para a dengue, com 29.406 casos positivos. Em relação às mortes, houve um aumento de 433% em relação ao mesmo período de 2023. Confira no gráfico abaixo.
Os dados também apontam que 29,4 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença neste ano, um aumento de 809% em relação ao mesmo período de 2023. Veja no gráfico:
Saúde aponta ampliação de ações
A Secretaria de Saúde informou segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Segundo a pasta, com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações orientativas e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira.
"Os arrastões seguem todos os sábados e as equipes de nebulização continuam atuando em regiões com maior número de casos, além das ações de remoção de inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações", acrescentou.
Dicas de prevenção
Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados;
Eliminar focos de água parada;
Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;
Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
Limpar sempre as calhas dos canos;
Não jogar lixo em terrenos baldios;
Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;
Não deixar acumular água em pneus;
Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.
Como denunciar
Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156.
Para outras orientações, basta ligar no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.
Prefeitura intensifica combate à dengue com arrastão e mutirões
Prefeitura de Piracicaba
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba